quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vontade de beijar os olhos de minha Pátria...

...se me perguntarem o que é a minha Pátria...direi...não sei...mas sei que a minha Pátria é a luz, o sal, a água...vontade de beijar os olhos da minha Pátria...de mimá-la...de passar-lhe as mãos pelos cabelos...

...está decidido...um dia vou voltar a minha Pátria, não sei quando...talvez integrado numa qualquer organização de ajuda humanitária...a vontade de abraçar a minha gente não tem limites...vou voltar...não sei quando...mas vou voltar, gente.


 " Ter-se nascido ou vivido em Moçambique é uma doença incurável, uma virose latente. Mesmo para os que se sentem genuinamente portugueses mascara-se a doença, ignora-se, ou recalca-se e acreditamo-nos curados e imunizados. A mínima exposição a determinadas circunstâncias desencadeia, porém, inevitáveis recorrências e acabamos por arder na altíssima febre de uma recidiva sem regresso nem apelo".

Rui Knopfli


     in ...http://umvoocegoanada.blogspot.com

Um beijo.

João Neves




6 comentários:

  1. Lindo! João, também gostava de voltar e já o disse aqui ... gostaria de voltar para ajudar aquele povo que eu fui obrigada a deixar.

    Eu só me apetece dizer: Quero voltar... para sentir o calor... cheirar o capim coberto de cacimba... olhar o pôr do sol... as acácias rubras em flor... ouvir as marimbas e os tambores... me enroscar numa capulana ... respirar liberdade. Mesmo sabendo que já nada é como antes ... nesta vida tudo é reticências (...)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Como sempre...com nostalgia da nossa linda terra joao!
    Se Deus quiser e tudo correr bém...penso ir o proximo ano, já estou a preparar a viagem. A minha mana Paula, esteve lá de férias o ano passado, e veio deslumbrada...quer voltar...apesar de nao ter gostado de tudo o que viu.

    Eu vou voltar, mas só de férias, e para matar saudades, pois para viver... acho que já nao poderia...já nada é como antes joao!

    Vivo e sou feliz, na minha linda ESPAÑA.

    Teresa Cañellas

    ResponderEliminar
  3. Só agora vi a minha querida Vania...nos seguidores deste blog, barra lateral...com a sua vasta cabeleira loira...como sempre, linda!
    Marla, estou muito zangado contigo...nunca disseste à tua irmã que este macua estava aqui e ficaria feliz por encontrar a nossa querida macua...quando estiver contigo, Marla...vou-te bater!!!!
    Vania macua, manda-me o teu e-mail, queres?
    O meu ou o nosso, como queiras é:

    joaoneves-macua@sapo.pt

    e...viva o Planalto Macua e a sua Tribo.

    Bjs.

    João Neves

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar de me emocionar com a citação de Rui Knopfli. Ele é, desde há muito, o meu poeta preferido. Tinha o poder de transmitir o extraordinário.

    Aqui fica outra citação:

    "As acácias já se incendiaram de vermelho / e o zumbido das cigarras enxameia obsidiante / a manhã de Dezembro. A terra exala, / em haustos longos, o aguaceiro da madrugada. / Ao longe, no extremo distante da caixa / / de areia, o monhé das cobras enrola / a esteira e leva o cesto à cabeça, / cumprindo o papel exacto que lhe coube / e executou com paciente sageza hindu / [...] "

    Poema de O Monhé das Cobras, Rui Knopfli



    Alda

    ResponderEliminar
  5. "...o zumbido das cigarras...o aguaceiro da madrugada..."...pois...é o Rui Knopfli...para le lembrar "disto"...
    ...tou feliz, Alda...a minha Tribo está bem, com saúde, eu amo-os, portanto estou feliz.
    ...falta-me o zumbido das cigarras e o aguaceiro da madrugada...e pegar numa tenda e acampar no mato...ter uma conversa à volta da fogueira com a Mãe África...acordar cheio de frio e "cheirar" o cacimbo da madrugada...sabias que o cacimbo tem cheiro?...tem...nunca tinha pensado nisso...tem mesmo...tenho saudades de acampar...só isso.

    De resto...sou um homem feliz...os meus estão bem...dão-me muito carinho, sou feliz.

    Um abraço.

    ResponderEliminar