sábado, 29 de setembro de 2007

A TRIBO NA TROPA...Boane.


Grande parte dos membros da Tribo, foram mobilizados para o serviço militar obrigatório e colocados em Boane (Lourenço Marques), para aí fazerem a recruta no CSM - Curso de Sargentos Milicianos. João Neves, Carlos Bastos,Júlio Bravo,Amorim,Victor,Pais da Cruz, os gémeos "Metralha" Nando e Beto,o Armando Menezes e muitos outros.
Como devem imaginar...podem fazer ideia dos "feitos" desta malandragem...toda junta...alguns tempos mortos...muita adrenalina...
Havia também algumas figuras típicas...a imagem que ficou do Júlio Bravo foi de um individuo sempre com fome...andava sempre com um par de sandes enormes,um sumo e um pacote de batatas fritas. Quando vestiram as primeiras fardas...aquilo eram uns modêlos dignos de se ver...todos eles dançavam dentro das fardas...que galhofa...rir uns dos outros...só a um é que a farda assentou que nem uma luva e por motivos óbvios: Carlos Bastos!
O Pais da Cruz...era o mais mal vestido...farda larga, enorme, camisa sempre para fora das calças...era tudo à balda o nosso Pais da Cruz.
Certo dia, de que se lembrou o amigo João Neves?
Estava a acabar de fumar o meu cigarrito, ao lado do Armando Menezes...sem nada para fazer...uma monotonia tremenda...olhei para um camarada...para os bolsos das suas calças e...zás...nem é tarde nem é cedo...beata do cigarro acesa para dentro do bolso do desgraçado e sentei-me de nôvo calmamente...para apreciar a cena:
ora bem...o dito camarada começou primeiro por se coçar devagarinho...depois mais rápidamente...de repente começa às palmadas nele próprio, por cima do bolço das calças e aos pulos...mete a mão na algibeira...e retira a beata apagada...olha com olhar de mau à volta...e eu e o Armando...sérios...não era nada conosco...
Bom...passou a ser a bricadeira oficial da Companhia...não devia haver ninguém que não tivesse os bolsos das calças todos rôtos.
Agora, imaginem esta cena...no inicio de uma formatura militar...ninguém mexe...nem que lhe passe um ...pela boca...não mexe sua amélia!...e o cigarro lá...a fazer o seu "trabalho"...devagarinho...e o desgraçado a ficar vermelho...com ar de sofrimento...
Gente...é de rir até às lágrimas...
Eram assim os nossos Macúas em Boane...dominavam completamente a "sociedade vigente"...brincavam...pregavam partidas uns aos outros...enfim...faziam a diferença!
Está a encher...suas amélias...
Aquele abraço.
João Neves

1 comentário: