sábado, 17 de outubro de 2009

Olá


Olá
Sou a Alda, nova participante nesta tribo. O Gerente convidou e eu aceitei.
Não sou macua, mas ele acha que eu tenho alma macua.
Quem sou eu afinal? 
No meu perfil algumas palavras me definem, mas eu sou alguém, como todos vós, que viveu numa terra linda, paradisíaca , Moçambique - (Inhaminga, Dondo e Beira). Tinha 12 anos apenas, estava no início da minha adolescência, quando amigos, familiares e sonhos foram deixados para trás.
É com lágrimas nos olhos que recordo o dia 30 de Dezembro de 1974. 
Tantos anos passaram e as memórias permanecem. Memórias: de acordar cedinho e sentir o cheiro do capim molhado da cacimba; do sabor daquele cajú que eu própria assava no meu quintal; de subir a uma mangueira, apanhar mangas verdes, comê-las com sal e, depois, á noite sentir dores na mimba (barriga) e ouvir os ralhetes da mãe; ver o pôr do sol escaldante e cheirar o ar que trazia o aroma de uma queimada ao longe; de adormecer ao som das marimbas, lá longe, muito longe, tiritiriri.....
já li textos de outros xamuares e , de facto, há coisas que nos unem, a memória de  uma infância, adolescência e adultez felizes, conforme a época das nossas vidas lá passada. Hoje, através da net, ela tinha de ser mesmo inventada para nós, não é verdade???? encontramo-nos, alguns já não é possível, pois, partiram, fica a memória e a saudade. Cabe, então, a nós que ainda cá estamos fazer perdurar essa memória.
Hoje fico por aqui .... até á proxima ...


E... obrigada João pelo convite.

3 comentários:

  1. Alda...sê bem vinda ao seio da Tribo Macua.
    Fico feliz por teres aceite o convite.
    Vamos voar juntos sobre aquela terra linda, sentir os seus cheiros, ouvir as marimbas e dos batuques...ir para a praia e sentir o nosso Índico...sê bam vinda.

    Um beijinho.

    João Neves

    ResponderEliminar
  2. È isso, os batuques, claro que lembro, mas era o som das marimbas que me fascinava.

    Bjinhos
    Alda

    ResponderEliminar
  3. Oi João, nem agradeci o convite nem o comentário. Obrigada, sory, como diziamos lá.
    Bjinhos
    Alda

    ResponderEliminar