domingo, 20 de dezembro de 2009

CONTO DE NATAL


Já se encontra nos escaparates das várias Livrarias, a saber, Bertrand, FNAC, Hipermercados,
etc. o livro da nossa xamuar Lizete Lopo.

A apresentação do livro foi em Viseu, no dia 28 de Novembro de 2009, na Quinta da Margarenha.

A Lizete nasceu a 25 de Julho de 1963, na Missão de Malatane, António Enes, Moçambique.


A Palavra Prévia de "Quero Viver" é do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.


Cristina Rodriguez, revisora literária, escreveu:


Quero Viver” é a história de uma criança e da sua família antes e depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no cérebro aos sete anos. Uma narração pungente, autêntica, feita pela sua mãe, Lizete Lopo, onde nos conta primeiro o romance que a leva ao casamento, depois o enlevo natural que foi ter os seus filhos, os seus “Tesouros”, para depois ver ruir todos os sonhos ao ser confrontada com uma realidade tão dura como ver um filho ameaçado de morte. Mas esta história real, vivida, sofrida não se fica por aqui, Lizete Lopo também nos conta como foi enfrentar a luta pela sobrevivência, o ganhar da esperança, o não desistir perante a adversidade, a fé que fez mover as montanhas, os céus e transformou uma família que se atreveu a acreditar sempre, até hoje. Essa mesma fé motivou a autora a encher-se de coragem e escrever este livro tocando em todas as partes mais sensíveis das suas memórias para que cada um de nós ao lê-la possa reflectir sobre a vida e a morte sem fugir, olhando de frente e sempre com um grande sorriso, mesmo que nele também caibam as lágrimas."


Quem sou eu para dizer o que quer que seja sobre "Quero Viver"!?
No entanto, se me perguntassem: Alda, o que é o AMOR?
Eu diria: O AMOR ... está definido no livro da Lizete, Quero Viver.


5 comentários:

  1. "A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros."(Dalai Lama)

    ...fui buscar esta frase do Dalai Lama para te homenagear,Lizete...tu se não a conhecias, já a sentias, não é, Lizete?

    Parabéns pelo teu primeiro livro.

    Parabéns aos teus filhos pela Mãe que têm.

    Um Feliz Natal para a tua Tribo.

    Muita alegria, muita felicidade, muita paz e saúde.

    Acabei de olhar para a tua foto e falta um sorriso nas tuas feições, Lizete...sorri sempre menina...sorri muito.

    Abraço.

    João Neves

    ResponderEliminar
  2. Obrigada meu amigo pelas tuas palavras tão delicadas e sensiveis, obrigada a ti a Alda,a todos os Macuas e visitantes deste Blog que estão a apoiar e a divulgar o livro "QUERO VIVER",escrito com todo o meu amor. Doei-me na totalidade nesta obra.Entreguei, os meus filhos "Tesouros", a minha família e outras crianças, para que o "Quero Viver", seja um pequeno exemplo de esperança, de fé, de sorriso para quem passa por certos obstáculos da vida, como o cancro, um conhecimento para os que fogem de uma realidade que pode bater à porta de qualquer ser humano.Era muito importante que esta mensagem conseguisse entrar em muitos lares da nossa sociedade, não só pela mensagem em si, mas para que eu possa também ajudar algumas crianças e os meus próprios filhos.( História real de grandes emoções, mas também de muito sorriso e gargalhada)
    Dalai Lama, é um ser que muito estimo e já tive a honra de estar bem perto dele.
    O meu sorriso na foto João fugiu, como todos sabem adoro rosas e revejo-me nelas. Na minha mão estavam rosas lindas e perfeitas, mas também tinham picos, talvez por isso no momento desta foto o sorriso fugiu..piquei-me!
    Beijinhos grandes e xi- coração, para ti João, para a tua familia, Alda, Macuas e outros que aqui estão e tem abraçado os meus filhos, como o Fernando Oliveira grande poeta e ser humano. Xi coração muito especial do personagem principal do livro, o João Miguel e do seu irmão Gonçalo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Tribo Macua
    Sou de um local mais abaixo de Nampula (que comheci..) Sou do Chuabo! Quelimane/Zambézia!
    Vou seguir-vos porque...tudo quanto cheira a Moçambique ...eu não resisto.
    Não conheço o "Quero Viver" mas...Lisete, prometo-ye que, na 2ª feira, estou na Fnac a comprar o livro!!
    Para todos vós, TRIBO, um ano de 2010,muito mas muito FELIZ!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Graça pelo carinhoe amizade ao "Quero Viver" suas personagens e autora. O "Quero Viver" e as suas personagens principais precisam da solidariedade , carinho e amizade de todos os amigos para divulgação desta mensagem de esperança.Penso que vai gostar muito desta história. O primeiro capítulo do "Quero Viver " tem um cheirinho e requinte da nossa terra.
    Lizete Lopo
    Beijinho grande pode encontrar-me no Facebook.

    ResponderEliminar
  5. Lizete , quero expressar todo o meu carinho e admiração por ti. Você é um exemplo de força , esperança , uma guerreira . Me chamo Maria Isabel, sou brasileira e fiquei tocada com a luta de seu filho e sua também, não é? graças a Deus a sua família venceu esta luta ,




    seu filho pode se livrar desse cancro. Mando um beijo especial para o seu lindo filho , a você e toda a sua família, beijos e mais beijos, e vou tratar de adquirir seu livro, me tocou profundamente.

    ResponderEliminar