terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gente grande da Tribo Macua - Queiroz protegido no Mundial pela padroeira de Nampula

Queiroz protegido no Mundial pela padroeira de Nampula


por SÍLVIA FRECHES - DN - 01/12/2009



Um grupo de amigos da cidade onde nasceu o seleccionador vai oferecer uma estatueta de Nossa Senhora de Fátima, em madeira preta, para acompanhar Carlos Queiroz. A petição circula com sucesso na net
A selecção nacional poderá começar a ser acompanhada pela imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Nampula. Pelo menos esse é o desejo de uns amigos de Moçambique de Carlos Queiroz, que querem homenagear o seleccionador português, natural de Nampula, onde jogou futebol enquanto júnior.
Preocupados com o facto da selecção ter ficado sem a Nossa Senhora do Caravaggio, a quem Scolari prestava devoção, um grupo de moçambicanos está empenhado em entregar a Queiroz uma pequena estátua em madeira preta, para o acompanhar e dar sorte durante o Mundial 2010 na África do Sul.
Em Moçambique corre um email para recolher assinaturas de quem queira apadrinhar a iniciativa. E segundo contou ao DN um jornalista de Nampula, Carlos Coelho, "há muita gente a aderir", sobretudo "no meio dos desportistas". A maioria das pessoas que estão a colaborar com o grupo que lançou a ideia, explica ainda o jornalista, conhecem Carlos Queiroz e consideram "relevante" o seu trabalho no desenvolvimento do desporto naquela região. "Eles querem homenageá-lo"
"A estatueta será esculpida por artesãos nampulenses, em madeira preciosa, com os ornamentos que os amigos desejarem, será benzida na Igreja onde foi baptizado Carlos Queiroz e enviada para Portugal", diz o texto que circula num blog de um dos promotores da iniciativa.
A obra ainda não está pronta, apesar do objectivo inicial ser o de entregar a estatueta ao seleccionador nacional a tempo de a poder levar para o sorteio da fase de grupos do Mundial, na próxima sexta- -feira. Um cenário que parece ter sido já colocado de parte, pelo que a imagem deverá chegar às mãos de Carlos Queiroz só quando Portugal iniciar o estágio para a competição, o que poderá mesmo acontecer em Moçambique.


Sábado, dia 5, os responsáveis da selecção portuguesa anunciarão o local onde a equipa irá estagiar para o Mundial.
Entretanto, uma fonte policial sul-africana informou que entre as próximas sexta-feira e domingo o espaço aéreo da Cidade do Cabo, onde se realizará o sorteio para o Mundial, permanecerá fechado. "Uma das medidas de segurança a pôr em prática vai ser a restrição do espaço aéreo durante certos períodos nas imediações da Península do Cabo e da Ilha de Robben", referiu a mesma fonte. Nesses dias, quem pretender sobrevoar o Centro de Convenções da Cidade do Cabo terá de solicitar uma autorização com 24 horas de antecedência..."


publicado em DN - 01/12/2009

2 comentários: