sábado, 21 de março de 2009

FERNANDO PALMA...Macua...


Quando a Leonor publicou a noticia fiquei chocado ao constatar que mais um dos nossos tinha partido...o Palma...não, meu Deus!
Fiquei com um vazio enorme e uma tristeza por ter estado com ele no encontro da Tribo Macua - 14/Julho/2007 - em Coimbra...calado, reservado e muito calmo estava o nosso Palma. Hoje estou com pena enorme de não ter estado com ele mais tempo...devia ter conversado um pouco mais contigo, meu Irmão...recordando os velhos tempos vividos no nosso paraízo...rindo das nossas traquinices...das nossas aventuras.
...Foi a despedida do nosso Palma da sua Tribo.

Dizia-me o Mané desde Angola quando soube da triste noticia que

"...Uma coisa que nunca me esqueci e julgo tê-lo mencionado no primeiro mail que te mandei é que durante algum tempo, tu foste o meu "fornecedor" de livros de cowboys. Estas são as pequenas/grandes coisas que nos ficam na memória e mesmo que nunca mais te tivesse encontrado não iria esquecer.
Da mesma forma que não esqueceria as caminhadas que fiz para casa, durante uns tempos, na companhia do Palminha e até do irmão. Nessa altura viviam, também na Estrada de Nova Chaves, mas logo no inicio. Cerca de 100 metros, depois da Padaria Sipal. Sempre foi uma boa companhia, e para mim era uma grande ajuda uma vez que vencia mais de metade da distância que tinha que galgar todos os dias entre o liceu e a minha casa, e vice-versa..."

Pois é Mané, essas pequenas/grandes coisas, essas caminhadas que fizémos todos juntos marcaram-nos profundamente e hoje muito poucos vão ter o privilégio e a oportunidade que nós tivémos de viver esses momentos de felicidade e liberdade, meu Irmão...Ele, o nosso Palma, também viveu e sentiu estas pequenas/grandes coisas e essas caminhadas...por isso estava em Coimbra naquele dia.

Dizia o Mané também,


"...Eu acho que ao fim de todos estes anos as pessoas estão mais ou menos resignados e acomodados à vida que têm aí. É dificil fazê-los levantar o "dito cujo" do conforto de suas casas. De qualquer modo, quando vão, são unânimes em dizer que passaram dos melhores dias das suas vidas. Ou seja, toda a gente gosta, mas muitas vezes deixam-se vencer pela preguiça de fazerem uns quantos klm para estarem com os amigos. Só nestas ocasiões se vê o quanto lamento o não terem aproveitado as oportunidades que tiveram..."

É...Mané...daí eu não me importar que me chamem saudosista...daí eu querer estar sempre com a minha gente, com a minha Tribo...compreendes a razão porque eu tenho um especial carinho por cada um de vós? ...a partida do Palma deixa-nos esta mensagem...porquê ou porque razão não vivermos mais em conjunto, não estarmos mais tempo juntos...pois o tempo não pára.

Gente...o grande Palma partiu...mas ele vai estar à nossa espera para aquele abraço, quando chegar a nossa vez.


Até sempre meu Irmão...até um dia Palma..







João Neves





6 comentários:

  1. Pois é, João
    Fiquei também chocadissima com a notícia na Casa Macua de mais um amigo meu conhecido e que partiu tão novo.
    No almoço de 2007, o Fernando e esposa, estavam mesmo na minha frente, na mesa e muito conversamos.
    A familia Palma, vivia como diz o meu amigo Mané Sousa, bem pertinho da Sipal, pela diferença de idade, o irmão Hugo era com quem eu conversava mais, em Nampula. É triste mas aos poucos e anualmente nos reencontros vamos sendo cada vez menos e não queriamos e é com desgosto enorme que recemos estas tristes noticias.
    Que Deus dê ao Fernando o descanso eterno e até um dia amigo
    MizéFer

    ResponderEliminar
  2. É Mizé...foi o meu querido irmão Pataquana, foi o nosso menino Quinzinho, agora o grande Palma...vamos indo.
    Mas, o que me preocupa mais Mizé é, estar aqui nesta velha, feia,carcomida, consumida e corrompida Europa a viver o intervalo da vida...longe da minha terra e do meu sítio...longe sobretudo da minha gente...
    Enfim, como diz a minha querida amiga Berta...SHALOM

    ResponderEliminar
  3. Caro João
    Telefonou-me hoje o Victor a dar-me a triste noticia do nosso Palminha, como carinhosamente o tratávamos.éramos o trio de Direito.Estou chocadissimo com a partida do meu Palminha. Se puderes, envia-me o contacto do irmão Carlos.Não fazia ideia que o Palminha estava doente.Conversámos imenso em Coimbra e curiosamente até deu-nos para o desabafo mas nada de anormal acerca dele.
    Deixo-te um abraço e outro com imensa saudade para o meu sempre Palminha
    Fausto

    ResponderEliminar
  4. Pois é Fausto, Companheiro...Palminha foi embora.
    Quanto ao contacto do irmão, eu não tenho. Não sei se o Mané tem. Logo veremos.
    Como é meu irmão, vais a Mira?
    Eu gostava de saber quem vai...
    Abraço.
    João Neves

    ResponderEliminar
  5. Convivi bastante com o Palminha. Estou aí nessa foto de Coimbra com o Luis e o Fausto. Era das pessoas mais despreconteituosas de quem fui amiga. Não se lhe conheciam ódios, rancores, maldicências. Tinha um elevado sentido do justiça,lealdade, amizade e companheirismo. É sempre assim, os melhores partem sempre antes de nós.

    Fátima

    ResponderEliminar
  6. Caro João,

    Fiquei chocado com a notícia que me deste.

    O Fernando foi meu colega de turma nos antigos sexto e sétimo anos. Fazia parte dos três de Direito: Victor Abreu, Fausto Cardoso e Fernando Palma.

    Curiosamente foi o único que tirou o curso. Em 1974, estava ele na Faculdade de Direito de Lisboa, estando eu de férias, me emprestou o cartão de aluno para eu poder comer na cantina da Faculdade. Muito haveria para contar...Grande Homem, colega e amigo. Já informei o Fausto do sucedido.

    Podes dizer-me o que se passou para se dar este desenlace? Perdi o contacto do Carlos, seu irmão, sabes de alguém que mo possa facultar?

    Um abraço

    Victor Abreu

    ResponderEliminar