quinta-feira, 26 de março de 2009

CAROS AMIGOS

A minha querida amiga São Knopfli enviou-me uma mensagem que eu considero digna de ser publicada.
A nossa São tem sempre o extremo cuidado de enviar mensagens aos amigos que digam sempre algo, que nos obrigue a raciocinar, enfim, a meditar...ou simplesmente a recordar com saudade...
Eu tomei a liberdade de a publicar.
Espero que vos diga algo. A mim disse-me muito.
Obrigado São. Um beijo macua para ti.
Aqui vai ela:


"...Já tenho lido muitos conselhos, mas este é um dos que realmente me tocou fundo. E acreditem que é assim que a vida vai acontecendo. Cultivem as amizades!

É obrigatório ler... CARO AMIGA/O
Um jovem recém-casado estava sentado num sofá num dia quente e húmido, bebericando chá gelado durante uma visita ao pai. Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para o filho.
- Nunca te esqueças dos teus amigos, aconselhou! Serão mais importantes à medida que envelheceres. Independentemente do quanto ames a tua família, os filhos que porventura venhas a ter, precisarás sempre de amigos. Lembre-te de ocasionalmente ir a lugares com eles; fazer coisas com eles; telefonar para eles.
Que estranho conselho! Pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados.. Sou adulto. Com certeza a minha mulher, a família que iniciaremos serão tudo o que necessito para dar sentido à minha vida!
Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve contacto com seus amigos e anualmente aumentava o número destes. Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava. Na medida em que o tempo e a natureza realizavam as mudanças e mistérios sobre um homem, os amigos são baluartes da tua vida. Passados mais de 50 anos, eis o que aprendi:
O Tempo passa. A vida acontece. A distância separa. As crianças crescem. Os empregos vão e vêem. O amor fica mais frouxo. As pessoas não fazem o que deveriam fazer.O coração se rompe. Os pais morrem. Os colegas esquecem os favores. As carreiras terminam.
MAS... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilómetros vos separe.Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por ti, intervindo a teu favor e esperando-te de braços abertos, abençoando tua vida!Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros.Caso concordes, remete este texto a todos os que ajudaram a dar sentido à tua vida..."

São Knopfli


7 comentários:

  1. Como sempre um texto inspirador e com o qual concordo plenamente.

    Um abraço

    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Inspirador, sabio e verdadeiro.

    Abraços,

    M.L.S.

    ResponderEliminar
  3. "Friendship is not a station you arrive at, it is a way of traveling !"

    Este pensamento acompanha-me desde que o li, foi há tanto tempo, que já nem me lembro ...

    Não sei quem é o autor ! Para mim, está subscrito por aqueles que verdadeiramente viajam comigo ...

    Bjokas

    São Knopfli

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga São,

    Adorei ler a mensagem que o João publicou no blog da TRIBO MACUA.

    Realmente os amigos são mais importantes à medida que envelhecemos. Por isso, tentei encontrar os meus amigos do escutismo.

    Um beijinho para ti e para o João,

    Nanda Xavier

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade que a Amizade é o princípio da minha vida, e por isso mesmo tenho que fazer uma pequenina correcção - os "louros" desta mensagem têm de ser para o meu grande amigo / irmão Carlos Oliveira ! Foi ele que me mandou, porque sabe o quanto é importante para mim a sua presença !
    Exactamente porque a Amizade é tão importante, e porque alguns de vós meus amigos viajam comigo há alguns "anitos" (muitos !!!) achei que esta mensagem não era mais um mail de tantos que circulam pela net, era "O" mail, a forma de vos dizer o meu passo é mais lento ou mais rápido, mas se te sentires cansado da viagem, eu paro e descanso contigo.
    Bjokas e um ABRAÇO !!!
    SK

    ResponderEliminar
  6. Maria José Figueiredo25 de dezembro de 2009 às 17:00

    OLá São Knopfly!
    Hoje, sem ter nada que fazer, viajei pela net. Nampula, Colégio, ... e não é que te vejo em fotos. Acabei também por ler a mensagem que falava dos amigos de sempre, os que estão sempre lá...
    Sou a Zé Figueiredo que com a Alice Moutinho faziam a dupla "Recrutas Zero?" Um grande beijinho para ti

    ResponderEliminar
  7. Maria José Figueiredo25 de dezembro de 2009 às 17:08

    Olá São Knopfli
    Há quanto tempo!
    Vi-te em fotos da Tribo Macua e li a mensagem que falava dos amigos de sempre...
    Sou a Zé Figueiredo, colega e amiga da Alice Moutinho que no Colégio de Nampula faziam a dupla "Recrutas Zero". Um grande beijinho para ti e para todos que conviveram nesses inesquecíveis anos 60 e 70.

    ResponderEliminar